Direto da Redação
11/04/2019 13:59 em Novidades

 

SEGURANÇA DO TRABALHO 

 ACIDENTE COM PROFISSIONAL QUE ATUA NA COLETA DE LIXO

Você já observou como é difícil a função das pessoas que atuam como coletores de lixo? São eles que lidam com as sobras que descartamos todos os dias. Essa nobre, porém, arriscada atividade pode se tornar ainda mais penosa quando ignoramos os cuidados básicos ao embalar corretamente determinados produtos que vão para o lixo.

Para tratar sobre o assunto conversaremos com Ana Carolina T. N. Pereira – Engenheira especialista em segurança do trabalho.

 

WEB CENTRAL - Normalmente que tipo de resíduo gera maior incidência de acidente com esses trabalhadores?

ANA CAROLINA - Bem amigos da Central e do Jornal Fique Sabendo importante se faz dizer que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta nos períodos de festas. Evidentemente, que o descarte irregular das garrafas de vidro se transforma em um problema extremamente preocupante. Muitas delas são quebradas de propósito e acidentalmente. Aqueles cacos, pedaços se colocados de qualquer maneira no saco de lixo, corre o sério risco de gerar cortes e perfurações. Essa complicação, aliás, está entre as causas principais de afastamento de trabalhadores da atividade.

 

WEB CENTRAL - Qual é a forma ideal para embrulhar o vidro?  

ANA CAROLINA - Boa pergunta! Envolva com cuidado o vidro em folhas de jornal ou em papelão tipo aquelas embalagens de leite em caixinha. Se me permite, vou alertar quanto ao grave risco utilizando-me de um exemplo. Já teve caso do coletor pegar o lixo, jogar no compactador e na hora de processá-lo haver ácido dentro do saco e, infelizmente, o profissional do setor teve o rosto queimado. Então, a gente precisa ter essa responsabilidade, pois, depois que colocamos o lixo na parte de fora de nossas casas os resíduos não desaparecem magicamente. Enfim, muitas pessoas ainda entrarão em contato com esses produtos.

 

WEB CENTRAL - Existem outros tipos de resíduos que, além de acidentes, se descartados de forma errada também causam contaminação?

ANA CAROLINA - Perfeitamente. As agulhas se enquadram nesse aspecto, nunca é demais lembrar que ainda tem muita gente que toma insulina em casa. A orientação é para que não as jogue no lixo de qualquer jeito, coloque de uma forma que fiquem enclausuradas dentro de um pote. Ter todo esse cuidado com o material é de suma relevância.

Aproveitando o ensejo importante que as prefeituras cobrem das empresas contratadas para a coleta do lixo das cidades o uso dos equipamentos de segurança por parte dos profissionais coletores, invistam também em treinamentos de forma que os coletores estejam instruídos quanto às maneiras corretas de se procederem e a minimizarem tais riscos típicos da função.

 

Direto da Redação da Web Central

Engenheira Especialista em Segurança do Trabalho - Ana Carolina T.N. Pereira – CREA MG 152.513/D (37) 9 8823 3033

 

 

COMENTÁRIOS